domingo, 10 de novembro de 2013

Paul Géraldy

Meu crescimento foi marcado pela poesia, Fernando Pessoa foi meu primeiro poeta, depois vieram muitos, mas ele permanece no topo dá lista. Aos quinze anos ganhei um livro de poemas que me marcou profundamente e que ainda hoje me encanta.Toi Et Moi (Eu e Você). O autor: Paul Géraldy.
Esse  pequeno livro merece ser compartilhado.

Eu e Você
Paul Géraldy 
Tradução: Guilherme de Almeida

Expansões
Eu gosto,gosto de você!
Compreende? Eu tenho por você uma doidice...
Falo, falo, nen sei o que,
mas gosto, gosto de você
Você ouviu bem isso que eu disse?...
Você ri? Eu Pareço um louco?
Mas que fazer para explicar isso direito,
para que você sinta?... O que eu digo é tão oco!
Eu procuro, procuro um jeito...
Não é exato que o beijo só pode bastar.
Qualquer cousa que me afoga, entre soluços e aís. 
É preciso exprimir, traduzir, explicar...
Ninguém sente senão o que soube falar. 
Vive-se de palavras, nada mais.
Mas é preciso que eu consiga essas palavras e que eu diga,
e você saiba... Mas, o que?
Se eu soubesse falar como um poeta que sente,
- diga! - diria eu mais do que quando tomo entre as mãos essa cabeça linda 
e cem, mil vezes, loucamente,
digo e repito e torno a repetir ainda: 
Você! Você! Você! Você!
 

Nenhum comentário: