segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

O Adeus a Fidel Castro

Qual a real preocupação das grandes nações com o desfecho que Fidel Castro, dará aos seus 49 anos e 55 dias de ditadura? O que Cuba tem realmente a nos oferecer? Um novo mercado? Novos investimentos? A primeira impressão é a de que estão todos loucos para ver quem será o primeiro a vender essa ilusão de que consumo é = a felicidade. Quem será o primeiro a montar sua barraquinha nesse novo mercado? O que estaremos dispostos a oferecer e a sacrificar para sermos os primeiros a negociar livremente com esse povo sedento de liberdade e auto-estima?
O legado que o povo cubano nos deixou durante estes anos de uma Ditadura vergonhosa é feito de música, alegria, esperança e uma confiança inabalável de que dias melhores virão. Damos graças por nossos hermanos cubanos, por essa lição de coragem que muitos teimam em não reconhecer.
Os EUA numa atitude imperialista e mesquinha mantiveram um embargo econômico sem propósito a uma nação sofrida e desprotegida durante 46 anos que vem desde 07/02/1962. Se, de um lado o governo antiquado e muitas vezes brutal Del Comandante atormentou o povo cubano, de outro, esse embargo econômico e financeiro tirou durante todos esses anos a possibilidade das pequenas conquistas reais de milhões de cubanos. Quantos não morreram indo atrás desse sonho, dessa possibilidade?
Não é novidade o tipo de tratamento que a grande nação dá a seus imigrantes. Por trás de uma falsa aparência de igualdade, imigrantes em sua maioria latinos vivem cercados de preconceito e discriminação.
Em nome da democracia os EUA contribuíram como poucos para que ditaduras fossem mantidas, regimes sanguinários se consolidassem e algumas centenas de milhares de vidas fossem eliminadas ante o olhar estarrecido do mundo.
A China causa preocupação, a Coreia causa preocupação, o Oriente médio com suas disputas e sua cegueira espiritual causa preocupação. Burma, com seu banho de sangue, a União Soviética, com um governo manipulador e desprovido de ética, causam preocupação. O descaso desse governo Busch com o meio-ambiente causa preocupação. O aquecimento global, os sistemas de saúde mundiais andando às cegas, falidos, nos enche de preocupação e, no entanto, o mundo teima em olhar para um governante alquebrado ciente de que seu sonho de imortalidade era uma mentira e de que sua hora chegou. Cuba é hoje uma nação com os pés no desamparo. Um país cheio de dividas, sem reservas e com sua economia paralisada.

Essa é a hora em que o mundo deve estender suas mãos generosas a esse povo tão sofrido, sedento de oportunidades. Devemos ajudá-los a dar os primeiros passos em direção à democracia e ao respeito aos direitos humanos e dar-lhes as boas vindas.
Bem-vindos filhos da revolução! Bem-vindo Raúl!
Até nunca mais Fidel.

Ethel Joyce Borges