sábado, 12 de abril de 2014


 Vem aí, a  12ª edição da Flip que acontece de 30 de julho a 3 de agosto de 2014. Realizada sempre no início de julho, terá esta data em função da Copa do Mundo, que será em julho no Brasil.

Millôr Fernandes é o autor homenageado da próxima edição. Dramaturgo, editor, tradutor, artista gráfico, uma das figuras mais marcantes da imprensa brasileira, Millôr recebe destaque em Paraty dois anos após sua morte, em março de 2012, aos 88 anos. Mestre do humor, Millôr reunia o mundo da Flip num homem só: circulando por várias áreas do conhecimento, com trabalhos tão diversos quanto a tradução de obras de Shakespeare, o cartum, o jornalismo e o hai-kai, dissolveu fronteiras e promoveu a integração entre as artes.
A 12ª edição terá a curadoria do editor e jornalista Paulo Werneck.

O mundo da Flip num homem só
 
Uma novidade marca a escolha do autor homenageado da 12ª edição da Flip – Festa Literária Internacional de Paraty: pela primeira vez o destaque vai para um autor contemporâneo: Millôr Fernandes. Mestre do humor, o Guru do Méier recebe a homenagem dois anos após sua morte, ocorrida em março de 2012, aos 88 anos.
Dramaturgo, editor, tradutor, artista gráfico e uma das figuras mais marcantes da imprensa brasileira, Millôr deixou uma inesgotável obra literária e intelectual, incluindo peças de teatro, livros de prosa e poesia, romances, desenhos, exposições de pintura, traduções, roteiros de cinema e textos na imprensa.
“Millôr trazia o mundo da Flip num homem só: da tradução de Shakespeare ao cartum, do jornalismo ao hai-kai. Sua crítica ao poder é fundamental no Brasil de 2014”, afirma Paulo Werneck, curador da Flip.
É também a primeira vez que a Flip homenageia um autor que já esteve na Tenda dos Autores: Millôr participou da primeira Flip, em 2003, ao lado de Ruy Castro – também convidado, Luis Fernando Veríssimo não pôde comparecer.
"Não foi por acaso que Millôr esteve entre os convidados da primeira Flip. Em seu trabalho, podemos reconhecer princípios que nortearam a festa literária, que dissolve fronteiras e promove a integração entre as artes. E que, assim como a obra de Millôr, fala para um público abrangente, sem perder a erudição”, afirma Mauro Munhoz, diretor geral da Flip e diretor-presidente da Associação Casa Azul, sua realizadora.
A próxima edição da Flip acontece de 30 de julho a 3 de agosto de 2014. Realizada sempre no início de julho, terá nova data em função da Copa do Mundo, que será em julho no Brasil.