terça-feira, 25 de março de 2008

Boas Novas da Educação

Nem só de más noticias vive a Educação no Brasil. Ainda há o que se comemorar. É com o espírito aliviado que recebo as boas novas do MEC, sobre a situação da Educação no Brasil.
Foi apresentado nesta terça- feira, 25/ 03/2008, pelo ministro Fernando Haddad, o resultado do estudo "Redes de Aprendizagem: boas práticas de municípios que garantem o direito de aprender.", elaborado pelo Ministério da Educação em parceria com a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação). O resultado mostra que dos 5.564 municípios brasileiros, apenas 37 passaram pela peneira do MEC, tendo como principal critério o IDEB, (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) com nota de uma a dez. É uma boa noticia que nos deixa com uma sensação esquisita, de que alguma coisa está errada. Ao ver que o município de Sete Barras com uma população de 15 mil habitantes, Sud Menucci com 7.714 habitantes e Votuporanga com 77.622, habitantes fica o espanto de saber que num estado composto por 645 municípios, com uma população de 41.055.734, apenas três deles estão fazendo a “lição de casa.”
É claro que a noticia não é todo ruim e o que se pode fazer é pedir licença e copiar o que está sendo feito nestes municípios, em sua maioria com uma renda menor que a média nacional, com muito trabalho e a boa vontade de seus profissionais. O mais chocante neste quadro é ver que nos grandes municípios a educação foi esquecida.
De maneira geral as medidas tomadas em comum pelas escolas não são nenhuma novidade:
Planejamento didático e pedagógico;
Olhar individualizado para o aluno;
Acesso ao ensino fundamental;
Valorização da leitura;
Avaliações freqüentes;
Reforço escolar;
Recuperação no período de férias;
Alunos familiarizados com o uso do computador e da internet;
Uma gestão participativa e ativa;
Escolas municipais integradas e Professores avaliados regularmente e valorizados;
Tudo o que se pode esperar de qualquer unidade de ensino que preze soa como exceção. O Trabalho desses profissionais nos enche de orgulho e de esperança. É uma mostra de que nem tudo está perdido e que sim, existe luz no fim do túnel.
Parabéns ao esforço destes profissionais da educação que lutam contra a estagnação e acreditam no potencial de seus alunos e professores.

Nenhum comentário: